Ciclus

Ciclo Menstrual e Endometriose

Ciclus TPM Dores Menstruais Sintomas Endometriose

Ciclus

O Ciclus é uma formulação de relevo internacional desenvolvida segundo os mais elevados parâmetros de qualidade e de segurança, com uma fórmula inovadora no contexto da sintomatologia pré-menstrual do ciclo menstrual e endometriose.

Ciclo menstrual

Por convenção, o ciclo menstrual começa com a menstruação, que se pode entender como um reinício de todo o sistema, na ausência de gravidez no ciclo anterior. Depois um novo folículo é desenvolvido enquanto se “reconstrói” o endométrio. Chegando a altura da ovulação, iniciam-se alterações da estrutura endometrial, que voltam a desaparecer na ausência de gravidez, reiniciando o ciclo.

Habitualmente distinguimos duas fases do ciclo, separadas pela ovulação. A primeira fase, proliferativa, ou fase folicular, relaciona-se com o crescimento de um novo folículo e espessamento gradual do endométrio. No final desta fase dá-se a ovulação e depois, o conjunto de hormonas em circulação torna o endométrio recetivo a um possível embrião. Esta segunda fase, lútea ou secretora, termina quando a mulher menstruar, iniciando-se o novo ciclo.

Quantos dias tem um ciclo menstrual?

Os ciclos de mulheres adultas saudáveis têm entre 21 e 35 dias, sendo 28 dias a média. Mulheres dos 25-35 anos aproximam-se mais do intervalo 28-35 dias. Em adolescentes pode ter entre 21 e 45 dias.

Os ciclos regulares têm uma variação inferior a 7-9 dias de ciclo para ciclo. Ou seja, a diferença entre os ciclos mais curtos e mais compridos é menor que cerca de 7 dias.

Quantos dias dura a menstruação?

Numa mulher saudável, com ciclos espontâneos (sem medicação ou pílula), a menstruação tem habitualmente uma duração menor que 8 dias. Dentro deste intervalo, existe grande variação entre mulheres, mas menos variação de ciclo para ciclo, numa mulher com ciclo regulares.

Dificuldades normalmente associadas ao ciclo menstrual

Um ciclo menstrual normal dá origem a variações identificáveis objetivamente e percetíveis pela mulher. Começando pela menstruação, que é um sinal objetivo do início do ciclo novo. Esta é muitas vezes acompanhada por dores menstruais, que por vezes começam ainda antes da menstruação.

ovulação determina mudanças hormonais que, por sua vez, levam a novos sintomas. Tensão mamária, corrimento mais espesso, entre outras alterações variáveis entre mulheres podem ser sentidas, de forma cíclica, nesta fase (fase lútea).

síndrome pré-menstrual é um conjunto de alterações físicas, psíquicas e de humor que normalmente aparecem dias antes da menstruação.

LifeWell Ciclus TPM SPM Dores Menstruais

Ciclo menstrual e Endometriose

A dor menstrual é apenas um dos sintomas da endometriose, embora que algumas pessoas não tenham qualquer dor, muitas mulheres com endometriose tem cólicas intensas antes, durante e depois da menstruação. A endometriose é uma condição em que um tecido parecido com o endométrio (camada de revestimento interno do útero), é encontrado fora do útero. Esse tecido “deslocado” induz uma resposta inflamatória que pode resultar em dores intensas e cicatrizes. Além das cólicas, a endometriose pode causar dor ao urinar, dor pélvica crónica, dor nas costas, nas pernas e nos ombros. Em alguns casos, a dor pode ser tão intensa que impede as atividades diárias como sentar e caminhar.

Dependendo do local onde ocorre a endometriose, a paciente pode apresentar um quadro clínico que varia desde sintoma nenhum até dor constante e ininterrupta. Estima-se que até 50% dos casos sejam assintomáticos.

A gravidade da dor não é necessariamente um indicador confiável da extensão da doença. Algumas mulheres com endometriose leve têm dor intensa, enquanto outras com endometriose avançada podem ter pouca ou mesmo nenhuma dor.

Adultos e adolescentes ingerir 1 cápsula por dia.

Ingredientes criteriosamente selecionados e formulados para máxima atividade nutricional e fisiológica:

N-Acetil-L-Cisteína

Ácido Alfa-Lipóico

Bromelaína

Zinco

Vitamina E

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. É importante manter um estilo de vida saudável. Leia atentamente o folheto incluso nas embalagens. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Conservar em lugar fresco e seco. Todos os suplementos alimentares comercializados pela LifeWell foram fabricados de acordo com as melhores praticas internacionais de produção e devidamente examinados, validados e autorizados pela respetivas autoridades de saúde em Portugal.

Ciclus

Nota Editorial: Esta página e todos os outros conteúdos presentes em lifewell.pt são elaborados e revistos por médicos especialistas em Portugal.