O que é a Endometriose?
Conheça o que é a endometriose. As causas, os principais sintomas e os tratamentos hormonais e não hormonais disponíveis para esta doença.
O que é esta doença?
É uma doença em que células as que revestem o interior do útero e se chamam células endometriais, crescem noutros locais e provocam o aparecimento de lesões de endometriose. Estas lesões aparecem com mais frequência nos ovários, nas trompas, e também nos tecidos e órgãos que estão na sua proximidade e do útero, como por ex. o intestino e a bexiga. Nestes locais as lesões infiltram em maior ou menor profundidade a parede desses órgãos e nos casos mais graves podem mesmo mais provocar a obstrução do intestino e do ureter. Mais raramente pode haver lesões de endometriose em zonas mais longe do abdómen por exemplo no pulmão.
As causas exatas que provocam a endometriose são ainda desconhecidas, mas sabe-se que é uma doença que é estimulada pelas hormonas femininas e em que em que há um processo inflamatório.
Quais são os sintomas mais frequentes e que devem alertar as mulheres?
A dor menstrual intensa e incapacitante (dismenorreia), dor profunda com as relações sexuais (dispareunia) e também dor pélvica crónica não relacionada com a menstruação são os sintomas mais frequentes. Estas dores são frequentes e tão intensas que interferem com a qualidade de vida da mulher quer na sua profissão, quer na sua vida social e sexual e não devem ser consideradas como normais. Mais raramente pode haver dor relacionada com o funcionamento intestinal e ao urinar e ainda mais raramente, perda de sangue com a fezes e com a urina. A infertilidade também se associa com frequência á endometriose.
Como se diagnostica e como se trata?
O ginecologista pode suspeitar de endometriose pelos sintomas e por alterações que deteta no exame, mas a ecografia por via vaginal e a ressonância magnéticas são fundamentais para o diagnóstico.
O tratamento deve ser individualizado e ajustado para cada caso. Habitualmente inicia-se com medicação hormonal sob a forma da “pilula” ou outras formas como os dispositivos intra-uterinos com hormonas. O objectivo é eliminar a menstruação e a hemorragia nas lesões de endometriose e assim diminuir/eliminar as dores.
A cirurgia deve ser ponderada nos casos em que a medicação falha e em situações especificas como no tratamento da infertilidade e quando há risco de obstrução do intestino e ureter. Deve ser realizada por via laparoscópica (com pequenas incisões na parede abdominal e com uma camara que permite ver o abdómen) e nos casos mais difíceis por uma equipa multidisciplinar com ginecologistas e eventualmente outras especialidades conforme o tipo e gravidade das lesões.
As mulheres não devem aceitar como normais dores pélvicas intensas!
A endometriose afeta de forma significativa a qualidade de vida das mulheres e estas não devem aceitar como normais dores pélvicas intensas e incapacitantes e devem procurar avaliação médica o mais cedo possível de modo otimizar o tratamento e potenciar o seu sucesso no controle da doença.
Dra. Margarida Martinho
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia Assistente Convidada da FMUP Assistente Graduada em Ginecologia Centro Hospitalar Universitário São João Responsável da Unidade de Endoscopia do Centro Hospitalar Universitário de São João Secretária Geral Sociedade Portuguesa de Ginecologia