GestaCare Gestação 35+
Gravidez e Desenvolvimento Fetal
GestaCare Gestação 35+
Suplementação específica para mulheres com mais de 35 anos, que estão grávidas ou desejam engravidar, grávidas gemelares ou gravidezes mais exigentes.
Uma formulação enriquecida com Ácido Fólico bioativo (Quatrefolic®), Colina, DHA Vegetal, Gengibre, Iodo, Ferro, entre outros ativos, para uma suplementação adequada durante o período da gravidez e desenvolvimento fetal.
A Idade Materna
A nossa sociedade tem vindo a sofrer alterações significativas nos hábitos e estilo de vida nas últimas décadas. As pessoas desenvolvem os seus projetos pessoais, académicos e profissionais até mais tarde, estão vários anos a estruturar uma carreira profissional e a sua estabilidade financeira, e é frequente adiarem projetos de maternidade.
Nas últimas décadas, a taxa de gravidez em idade materna avançada tem aumentado, o que implica uma vigilância obstétrica mais especializada.
A idade materna avançada é definida como sendo aquela em que o parto ocorre com 35 anos ou mais de idade, mas, recentemente, a maioria dos protocolos nesta área utilizaram os 40 anos como limite inferior para a definição de idade materna avançada. Deve sempre ser realçado que, com o avançar da idade materna, existe um declínio da fertilidade com todo o impacto psicológico e social subjacente.
Gravidez depois dos 35 anos
Quais os riscos associados?
Ser mãe do primeiro filho a partir de certa idade pode ter algumas desvantagens do ponto de vista clínico. No caso da mãe, destaca-se o risco de diabetes gestacional, tensão arterial elevada, placenta prévia, risco de aborto ou parto prematuro, que podem ser acrescidos. No caso do feto, as malformações e as cromossomopatias, como o Síndrome de Down.
Os especialistas alertam que apesar de ser uma gravidez que, em termos estatísticos, apresenta um maior risco de morbilidade, com mais complicações maternas e fetais, não é contraindicada. A gravidez em idade avançada exige uma vigilância especial, mas, desde que haja um acompanhamento adequado, a probabilidade de tudo correr bem é muito elevada.
Apesar de todo o risco acrescido de complicações maternas e fetais/neonatais, a maioria destas gravidezes decorre sem complicações de relevo e a maior parte dos desfechos destes bebés é normal.
O que fazer para prevenir e reduzir riscos?
Para reduzir o risco de complicações é fundamental aumentar os cuidados pré-natais na gravidez acima dos 35 anos, cuidados esses que deverão ser iniciados ainda no período pré-concecional. Aconselha-se, portanto:
- Fazer uma consulta de avaliação pré-concecional com um ginecologista/obstetra;
- Identificar eventuais patologias;
- Avaliar doenças crónicas (hipertensão, diabetes, obesidade, doenças osteoarticulares, entre outras) e estabilizá-las com o apoio dos vários especialistas antes de começar a tentar engravidar;
- Recorrer a exames como a amniocentese (colheita de líquido amniótico que permite despistar com rigor anomalias no feto); testes bioquímicos (método dos marcadores bioquímicos); biópsia coriónica; os mais recentes testes de ADN do feto (via sangue materno) e as ecografias sequenciais durante a gravidez;
- Fazer todas as vigilâncias solicitadas;
- Seguir as recomendações do obstetra;
- Parar de fumar e consumir álcool ou outras substâncias contraindicadas na gravidez;
- Tomar a adequada suplementação, em particular de Ácido Fólico, Vitamina D3, Iodo, Colina e outros micronutrientes essenciais à manutenção de uma adequada saúde materna, garantia de melhor desenvolvimento fetal e prevenção de desenvolvimento de defeitos congénitos;
- Manter um peso adequado e seguir uma dieta saudável, variada e equilibrada.
GestaCare Gestação 35+ - o que é?
Nova fórmula reforçada com Ácido Fólico Bioativo (Quatrefolic®), Vitamina D3, DHA Vegetal (Ómega-3), Colina e outros ativos de especial relevância para grávidas com +35 anos, gravidezes gemelares ou mais exigentes.
Fórmula foi enriquecida com um maior aporte de Colina e de Ácido Fólico bioativo (Quatrefolic®), em concordância com as mais recentes orientações clínicas internacionais e evidência científica, para ir ao encontro das necessidades nutricionais aumentadas das mulheres com mais de 35 anos de idade.
Com Gengibre Nauseastop® na sua formulação, devido à sua ação antiemética amplamente estudada e especificamente desenvolvida para as náuseas e vómitos na gravidez.
GestaCare Gestação 35+ – Ver na loja
A Suplementação na gravidez:
O ácido fólico (a Vitamina B9) desempenha um papel chave na redução do risco de desenvolvimento de malformações do tubo neural do feto. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que ajuda a prevenir os defeitos da medula espinhal e do cérebro, os chamados “defeitos do tubo neural”, tais como a espinha bífida ou a anencefalia.
Três em cada quatro malformações congénitas do tubo neural poderiam evitar-se através do aporte de ácido fólico, antes de se produzir uma gravidez (idealmente, 3 a 6 meses antes) e durante as primeiras 12 semanas de gravidez. A evidência da associação, positiva, entre deficiência de ingestão de ácido fólico e as malformações do tubo neural é forte, pelo que o cumprimento das recomendações de suplementação é determinante na prevenção.
A gama de suplementação GestaCare tem um ácido fólico de ultima geração, uma forma de folato biologicamente activo, sem necessidade de metabolização e com reconhecidas mais-valias em comparação com o ácido fólico não metabolizado (tradicional), o único que existiu em Portugal até à data.
O GestaCare Gestação 35+ dispõe de uma dosagem superior de Ácido Fólico Bioativo, para responder às necessidades aumentadas das grávidas de 35+ anos.
Conheça mais sobre Quatrefolic® o ácido fólico de ultima geração presente na composição de GestaCare Gestação 35+.
Recomendado pela American Medical Association e a American Academy of Pediatrics e outros organismos internacionais.
A ingestão materna de colina durante a gravidez tem efeito neurocognitivo benéfico.
Promove o desenvolvimento do cérebro fetal e, assim, diminui o risco de desenvolvimento de doenças mentais.
A sua deficiência pode resultar em pré-eclâmpsia e restrição de crescimento intra-uterino.
O GestaCare Gestação 35+ dispõe de uma dosagem superior de Colina, para responder às necessidades aumentadas das grávidas com 35 ou mais anos.
O Ferro em combinação com alguns micronutrientes, ajuda a aumentar o volume sanguíneo e prevenir a anemia. É importante para o metabolismo energético e para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal.
O défice deste mineral pode originar no aumento do risco de baixo peso à nascença, prematuridade, mortalidade perinatal e perturbações no desenvolvimento neuronal. A ingestão diária de 30 mg é a ideal durante a gravidez, sendo necessária a toma de um suplemento deste mineral de acordo com a mais recente evidência cientifica.
A deficiência de Iodo durante a gravidez compromete o desenvolvimento cognitivo fetal. As mulheres em pré-concepção, grávidas ou a amamentar, devem receber um suplemento diário de Iodo de 150 a 200 µg/dia, de acordo com as recomendações nacionais e internacionais.
O Iodo contribui para um bom desenvolvimento neuronal e capacidade cognitiva, estudos recentes efetuados em Portugal alertam para uma inadequada ingestão de Iodo em 80% das grávidas portuguesas pelo que a DGS recomenda fortemente a suplementação.
Saiba mais em:
Artigo de revisão: Suplementação de iodo na gravidez: qual a importância?
Direcção Geral de Saúde (DGS) – Norma de Orientação Clínica nº 011/2013
Status materno correlacionado com resultados obstétricos desfavoráveis como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto pré-termo. Influência no próprio desenvolvimento fetal e mineralização esquelética. A vitamina D3 é fundamental para a fixação do cálcio e é fulcral para o equilíbrio entre as reservas maternas e o desenvolvimento do feto.
O GestaCare Gestação 35+ dispõe de uma dosagem superior de Vitamina D3, para responder às necessidades aumentadas das grávidas de 35+ anos.
O zinco desempenha funções cruciais em diversos processos biológicos do organismo, tais como, síntese proteica, metabolismo energético, metabolismo de hidratos de carbono e de lípidos, metabolismo do ADN e é ainda necessário para a diferenciação e divisão celular e bom funcionamento do sistema imunológico.
É necessário para o bom desenvolvimento neurológico do feto e a sua deficiência poderá resultar em malformações congénitas, baixo peso à nascença e morte prematura.
O consumo de Magnésio durante a gravidez está associado à diminuição do risco de pré-eclampsia, de nascimentos prematuros e de atraso no crescimento intrauterino.
O DHA é crítico para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) fetal e infantil, bem como na função visual e neuronal e no metabolismo neurotransmissor.
A importância da suplementação com DHA no contexto da gravidez está descrita na mais recente evidencia científica e recomendações internacionais.
Os suplementos que contemplam DHA de origem animal apresentam um significativo inconveniente para a mulher grávida na medida em que agravam as náuseas e os vómitos induzidos pela própria gravidez. Geralmente apresentam um odor e sabor fortes a peixe, provocam azia,refluxo, desconforto gastrointestinal e má digestão.
As melhores práticas e as recomendações internacionais actuais, sugerem fortemente o uso de DHA de origem vegetal no contexto particular da gravidez.
A fonte de DHA presente na composição de GestaCare já é de origem vegetal.
Saiba mais aqui.
Desenvolvido em linha com as recomendações mais actuais dos principais organismos internacionais relativamente ao uso de Gengibre, nas náuseas e vómitos induzidos pela gravidez.
Vários estudos pré-clínicos e clínicos avaliaram o uso de gengibre nas náuseas e vómitos no contexto da gravidez, em alternativa às opções medicamentosas conhecidas.
O GestaCare Gestação oferece NauseaStop®, uma fonte de gengibre desenvolvida para as náuseas e vómitos na gravidez.
O GestaCare Gestação foi pensado para lhe oferecer uma suplementação com a melhor tolerabilidade.
Saiba mais sobre o uso de gengibre na gravidez (ver informação abaixo).
A importância do Ácido Fólico presente no GestaCare - Quatrefolic®
O Quatrefolic® (Vitamina B9, Ácido Fólico) ou Ácido Fólico Bioativo é um folato biologicamente ativo, patenteado, que difere do ácido fólico sintético normalmente encontrado noutros suplementos pelo facto de ser uma forma final de folato que o organismo consegue imediatamente utilizar sem qualquer necessidade de metabolização, garantindo assim a dose diária recomendada e impedindo uma potencial acumulação de ácido fólico não metabolizado no sangue.
Este novo folato desempenha um papel essencial na síntese de DNA, divisão celular e crescimento adequado do feto.
Além disso, é fundamental na prevenção de anomalias congénitas no feto em desenvolvimento e intervém no desenvolvimento do recém-nascido nos primeiros meses de vida. Esta é a forma de folato mais atual e avançada, pelo que a sua toma é considerada fundamental em todas as grávidas durante toda a fase pré-concecional, gravidez e pós-parto.
Biodisponibilidade e eficácia
Ao contrário do ácido fólico sintético, o Quatrefolic® está na sua forma ativa, o que significa que é prontamente absorvido e utilizado pelo organismo sem necessidade de conversão metabólica.
Quatrefolic® vs ácido fólico isolado
Optar por um suplemento com Quatrefolic® em vez de ácido fólico isolado oferece uma série de vantagens significativas, incluindo melhor biodisponibilidade, eficácia garantida em pessoas com mutações no gene MTHFR, absorção e utilização imediata, e redução do risco de acúmulo de ácido fólico não metabolizado. Estas vantagens fazem do Quatrefolic® uma escolha superior para garantir a ingestão adequada de folato, especialmente em períodos críticos como a pré-conceção e a gravidez.
Quatrefolic® is a registered trademark of Gnosis Spa. Copyright© 2018 Gnosis S.p.A. All rights reserved.
A importância do Gengibre NauseaStop® na Composição do GestaCare Gestação 35+
Está estabelecido que 80% das mulheres tem náuseas e vómitos durante a gravidez, com especial severidade no primeiro trimestre de gravidez. São deste modo inúmeras as mulheres que sofrem de indisposição, de náuseas e vómitos, com reflexo na alimentação e no aporte de micronutrientes indispensáveis à formação do feto.
Mesmo em situações moderadas, os estudos salientam a importância de se encorajar as mulheres grávidas a procurar ajuda junto do seu médico assistente!
Saiba mais aqui sobre a fonte de gengibre NauseaStop® presente na composição do GestaCare Gestação 35+.
A importância da Colina no GestaCare Gestação 35+
A colina é um nutriente vital durante a gravidez. A suplementação adequada pode contribuir significativamente para a saúde do feto e da mãe, ajudando a garantir um desenvolvimento saudável do sistema nervoso do bebé e prevenindo complicações relacionadas à gravidez e ao pós-parto.
Embora a colina possa ser obtida através da dieta, a ingestão média pode não ser suficiente durante a gravidez. Alimentos ricos em colina incluem ovos, carne, peixe, nozes e legumes. No entanto, a suplementação pode ser necessária para garantir que as necessidades aumentadas durante a gravidez e a lactação sejam atendidas.
Desenvolvimento do sistema nervoso do feto
A colina é fundamental para o desenvolvimento do cérebro e da medula espinal do feto. Este nutriente contribui para a formação da memória e do hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória e aprendizagem. Estudos têm mostrado que a suplementação de colina durante a gravidez pode melhorar as funções cognitivas do bebé a longo prazo.
Prevenção de defeitos do tubo neural
A colina, juntamente com o ácido fólico, ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como a espinha bífida. Estes defeitos ocorrem nas primeiras semanas de gravidez, por isso é crucial que as mulheres em fase de pré-conceção e início da gravidez tenham níveis adequados de colina.
Função hepática
Essencial para a saúde do fígado, prevenindo a acumulação de gordura neste órgão. Durante a gravidez, o fígado da mãe trabalha intensivamente para metabolizar os nutrientes e fornecer energia tanto para a mãe quanto para o feto, tornando a colina ainda mais importante.
Regulação do metabolismo e crescimento celular
Necessária para a síntese de fosfolípidos, como a fosfatidilcolina. Estes são cruciais para a estrutura e função das células. A colina também está envolvida na sinalização celular e na metilação, um processo biológico importante para a regulação da expressão genética.
Saúde mental e bem-estar da mãe
Níveis adequados de colina podem ajudar a prevenir distúrbios do humor e melhorar a função cognitiva da mãe no período pós-parto. A colina é precursora da acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na memória e na regulação do humor.
Uma cápsula por dia ao deitar.
Quatrefolic
O Quatrefolic (Vitamina B9, Ácido Fólico) é um ácido fólico biologicamente ativo, patenteado, que difere do ácido fólico sintético normalmente encontrado noutros suplementos pelo facto de ser uma forma final de folato que o organismo consegue imediatamente utilizar sem qualquer necessidade de metabolização, garantindo assim a dose diária recomendada e impedindo uma potencial acumulação de ácido fólico não metabolizado no sangue.
Este novo folato contribui para o normal metabolismo da homocisteína, processo de divisão celular e crescimento dos tecidos fetais e maternos durante a gravidez.
DHA Vegetal
O DHA é crítico para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central fetal e infantil, bem como na função visual e neuronal e no metabolismo neurotransmissor. Os suplementos que contemplam DHA de origem animal apresentam um significativo inconveniente para a mulher grávida, uma vez que agravam as náuseas e os vómitos.
O DHA de GestaCare é extraído a partir de microalgas, o que permite garantir um óleo de DHA de origem vegetal de qualidade superior e com características únicas, nomeadamente um aroma e sabor mais agradáveis, além da sua elevada capacidade de absorção.
Colina
Está estabelecido na evidência científica mais recente, que a Colina no contexto da gravidez está associada ao neurodesenvolvimento fetal, com efeito neurocognitivo benéfico e diminui o risco de desenvolvimento de doenças mentais.
Vitamina D3
A Vitamina D assegura, durante a gravidez, as necessidades de cálcio do feto e mais tarde do recém-nascido. A vitamina D existe nos suplementos preconceptivos com o objectivo de garantir uma adequada implantação embrionária.
Gengibre
Vários estudos clínicos comprovam o uso de gengibre para náuseas e vómitos no contexto da gravidez, em alternativa às opções medicamentosas conhecidas. GestaCare oferece NauseaStop®, uma fonte de gengibre desenvolvida para as náuseas e vómitos na gravidez.
Outros Componentes
Minerais: Ferro, Magnésio, Zinco, Manganês, Cobre, Iodo e Selénio. Vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B8, B12, Vitamina C e Vitamina E.
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. É importante manter um estilo de vida saudável. Leia atentamente o folheto incluso nas embalagens. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Conservar em lugar fresco e seco. Todos os suplementos alimentares comercializados pela LifeWell foram fabricados de acordo com as melhores práticas internacionais de produção e devidamente examinados, validados e autorizados pelas respetivas autoridades de saúde em Portugal.
Nota Editorial: Esta página e todos os outros conteúdos presentes em lifewell.pt são elaborados e revistos por médicos especialistas em Portugal.
Fontes:
Frick AP. Advanced maternal age and adverse pregnancy outcomes. Best PractRes Clin ObstetGynaecol, 2021 Jan;70:92-100.
Claramonte NietoM. Impact of aging on obstetric outcomes: defining advanced maternal age in Barcelona. BMC Pregnancy Childbirth, 2019 Sep 23;19(1):342.