Alívio dos Sintomas de Atrofia Vaginal com Ácido Hialurónico
Atrofia vaginal - O que é e quais as causas
A atrofia vaginal é uma inflamação que ocorre no canal vaginal devido à baixa produção de estrogénio, que deixa o revestimento da vagina mais fino e ressequido, levando ao surgimento de sintomas como secura, prurido, ardor, dor durante a relação sexual e, em alguns casos, até queixas urinárias.
A redução e interrupção da produção de estrogénios pelos ovários, que ocorre naturalmente com a aproximação da menopausa, é a principal causa da atrofia vaginal. No entanto, a atrofia vaginal também pode surgir no decorrer de outras situações, quando há uma diminuição da ação dos estrogénios ováricos nos tecidos genitais. Isto acontece, por exemplo, quando é realizada uma ooforectomia (remoção cirúrgica dos ovários), ou até em mulheres jovens que têm ciclos anovulatórios (em que não ocorre ovulação) ou com amenorreias (ausência de menstruação) prolongadas durante a idade fértil.
Os estrogénios produzidos pelos ovários ajudam a manter a humidade da vagina, a espessura e elasticidade dos tecidos, e um nível de acidez local adequado. Assim, a ausência da sua produção e a atrofia vaginal podem resultar em vários sintomas, tais como:
- Desconforto e dor na relação sexual (dispareunia);
- Prurido (comichão) e sensação de secura vaginal;
- Corrimento vaginal;
- Sintomas urinários.
A atrofia vaginal e os seus sintomas comprometem o bem-estar e a qualidade de vida de muitas mulheres. Atualmente existem diversas opções de tratamento para a atrofia vaginal, hormonais e não hormonais. Os médicos da especialidade de ginecologia são quem deve aconselhar a mulher sobre os tratamentos disponíveis e qual o tratamento mais indicado.
O papel do Ácido Hialurónico
O ácido hialurónico é um componente natural da pele, que tem um papel importante na manutenção da sua estrutura e função. Devido às características higroscópicas (de absorção de água), contribui também para manter a humidade da pele.
Este composto é usado em muitos produtos e procedimentos, nomeadamente na área da estética, e a sua eficácia é atribuída, principalmente, aos efeitos de preenchimento de espaços e de ligação à água.
O ácido hialurónico de alta concentração atua diretamente na hidratação das células vaginais e restaura o trofismo da mucosa vaginal. Proporciona uma hidratação e um efeito antienvelhecimento de longa duração e uma ação regeneradora e rejuvenescedora dos tecidos fragilizados da mucosa. Com propriedades anti-inflamatórias e humectantes, infiltra-se profundamente nas camadas da pele e ajuda a reter a humidade. Além disso, atua no reequilíbrio da flora vaginal e prevenção do desenvolvimento de infeções vaginais bacterianas ou fúngicas.
Em combinação com as secreções das membranas da mucosa vaginal, o ácido hialurónico forma uma barreira protetora de revestimento em gel com propriedades hidratantes. Torna-se ideal na utilização no pós-parto, na lactação, quimioterapia ou radioterapia, na menopausa ou ainda em mulheres diabéticas.
O ácido hialurónico de ClimaCare Gel é de elevada concentração, aliviando os sintomas de atrofia vaginal, quer sejam prurido (comichão), ardor, inchaço, vermelhidão, secreção excessiva, sensação de aperto dos tecidos ou desconforto durante a relação sexual.