Como aliviar os sintomas da Menopausa?

Como aliviar os sintomas da Menopausa?

A menopausa é uma fase natural da vida de todas as mulheres, marcando o fim do ciclo menstrual e reprodutivo. Embora seja um processo biológico normal, os sintomas que a acompanham podem ser bastante desafiantes.

A perimenopausa é a fase que antecede a menopausa e caracteriza-se pela irregularidade dos períodos menstruais. Só depois de 12 meses de ausência de períodos menstruais é que se considera que a mulher entrou em menopausa.

Embora a menopausa seja uma etapa inevitável na vida das mulheres, os seus sintomas não precisam de ser um fardo insuportável. Com a adoção de hábitos saudáveis, o uso de terapias adequadas e apoio emocional, é possível navegar por esta transição de forma mais confortável e positiva. Cada mulher é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra – a chave está em encontrar as estratégias que melhor se adaptam às suas necessidades e ao seu estilo de vida.

Abordagens eficazes para lidar com os sintomas da menopausa

Tente detetar aquilo que despoleta ou intensifica os afrontamentos, como a ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína, alimentos picantes, stress ou ambientes muito quentes – evite esses “gatilhos”.

Procure vestir-se por camadas, removendo uma peça de roupa sempre que começar a sentir um afrontamento. Controle a respiração – respire lenta e profundamente nestes momentos.

Coloque uma ventoinha em casa e também no local de trabalho.

De acordo com um estudo piloto divulgado em junho de 2014 pelo jornal Menopause, a publicação da The North American Menopause Society, perder peso pode ajudar a reduzir os afrontamentos. Para isso, uma dieta equilibrada é fundamental para o bem-estar geral e pode ajudar a mitigar vários sintomas da menopausa. Inclua na sua alimentação frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Alimentos ricos em cálcio e vitamina D são especialmente importantes para a saúde óssea. Evite o consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos picantes, pois podem exacerbar os sintomas como as ondas de calor.

A atividade física ajuda-nos a adormecer mais facilmente e a dormir melhor. Além disso, pode ajudar a reduzir o stress, melhorar o humor e manter um peso saudável, fatores que são essenciais para o alívio dos sintomas da menopausa.

Evite fazer sestas de forma a ter sono quando se for deitar à noite. As refeições antes de se deitar devem ser leves. Não ingira bebidas alcoólicas ou com cafeína nas duas horas que antecedem a altura de se ir deitar.

Técnicas de relaxamento, como a meditação, a respiração profunda e o mindfulness, podem ajudar a gerir o stress e a ansiedade associados à menopausa. Estas práticas promovem uma sensação de calma e podem melhorar a qualidade do sono.

O quarto deve estar escuro, silencioso com uma temperatura amena.

Utilize um lubrificante vaginal: pode ajudá-la a sentir-se mais confortável durante as relações sexuais.

Beber muita água é essencial para ajudar a combater a secura vaginal e outros sintomas de secura que podem ocorrer durante a menopausa. Uma hidratação adequada também pode ajudar a regular a temperatura do corpo, aliviando as ondas de calor.

A prática regular de exercício físico (que provoca a produção de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar) e uma boa noite de sono são estratégias que vão ajudá-la a sentir-se melhor e a ter o humor estabilizado.

Dedique-se, ainda, a atividades relaxantes e evite encarregar-se de demasiadas tarefas em simultâneo.

Pratique atividades que ajudem a estimular a memória e a concentração, como palavras cruzadas, sopas de letras ou puzzles. Se a falta de memória começar a interferir nas suas atividades diárias, é aconselhável conversar com o seu médico.

No momento do diagnóstico, com base no quadro clínico da mulher, o médico assistente deverá aconselhar a sua paciente, por forma a minimizar o enorme desconforto que a menopausa poderá gerar. Deverá ser recomendado o uso de terapêutica não hormonal, como por exemplo o ClimaCare Menopausa da LifeWell: https://lifewell.pt/climacare/

Adicionalmente, poderá também ser aconselhado o uso de um gel lubrificante de alto teor em ácido hialurónico para a secura vaginal, o ardor, o prurido, e o desconforto na relação sexual, como o ClimaCare Gel Vaginal: https://lifewell.pt/secura-vaginal/.

Partilhe esta publicação


Acabou de adicionar este produto ao carrinho: