Menopausa no verão: o que fazer?
A menopausa é um processo biológico natural na vida da mulher, caracterizado pela perda de atividade dos ovários, que deixam de libertar óvulos mensalmente. Há diversos sintomas associados, nomeadamente as perturbações vasomotoras, caracteristicamente reconhecidas como “afrontamentos”. Com as temperaturas altas do verão, como pode a mulher adaptar-se? Quais os cuidados importantes a ter nesta época do ano?
Como se caracteriza a menopausa?
A menopausa corresponde ao fim das menstruações espontâneas, e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Os sintomas resultam da carência de estrogénios que se manifesta em diversos órgãos e sistemas. Os mais precoces resultam de perturbações vasomotoras, psicológicas e génito-urinárias.
O verão e a menopausa
A menopausa é vivida, como todas as fases na vida da mulher, de forma muito característica e individual. Há quem experiencie afrontamentos, irritabilidade, insónias e secura vaginal. Há quem não sinta alterações significativas neste sentido. É um processo diferente que deve ser uma descoberta e a preparação é fundamental. No Verão, considerando as altas temperaturas, a maior exposição solar e o aumento de atividades sociais, há algumas informações importantes a ter em consideração:
Consequências na pele
A menopausa reflete-se numa queda de estrogénio que resulta em atrofia cutânea, diminuição de colagénio, perda de elasticidade e hidratação. A barreira protetora da pele fica também mais sensível aos perigos da exposição solar.
- O que fazer? É fundamental procurar evitar horas de maior radiação, e proteger a pele com produtos adequados.
Afrontamentos
São perturbações vasomotoras que consistem em ondas de calor imprevisíveis intercaladas com arrepios de frio. Ao adicionar o calor e a humidade do Verão, os afrontamentos podem tornar-se difíceis de suportar.
- O que fazer? Evite alimentos condimentados, salgados ou açucarados. Não se aconselham bebidas com álcool ou cafeína. Aposte em tecidos de algodão, e roupas largas e confortáveis. Fique atenta ao nível de hidratação, e beba muita água. Aposte também num suplemento, como o ClimaCare Menopausa, destinado às mulheres com sintomatologia associada à pré-menopausa e climatério.
Problemas vaginais e urinários
Com a menopausa, as paredes da vagina tornam-se mais secas, podendo provocar irritações e dores durante as relações sexuais. Isto aumenta também o risco de infeções do trato urinário, que surgem também com mais frequência no verão.
- O que fazer? Existem opções não hormonais para o alívio dos sintomas de desconforto vaginal, tais como hidratantes, lubrificantes e Ácido Hialurónico.
O ClimaCare Gel Vaginal contém uma elevada concentração de Ácido Hialurónico. Graças às suas propriedades altamente hidratantes e à manutenção de um pH adequado, alivia os sintomas de atrofia vaginal, tais como: prurido (comichão), ardor, inchaço, vermelhidão, secreção excessiva, sensação de aperto dos tecidos ou desconforto durante a relação sexual.
Problemas de sono
A diminuição da produção de progesterona é a grande responsável pelos problemas de sono nesta fase. Os níveis baixos de estrogénios justificam os suores noturnos que perturbam o processo de sono, contribuindo para uma maior fadiga, irritabilidade, perda de concentração e alterações de humor. Às questões hormonais, soma-se ainda o calor: no verão, as noites mais quentes podem piorar os afrontamentos e suores noturnos, interferindo a qualidade do sono.
- O que fazer? Regule a temperatura do quarto e utilize roupa de cama leve. Ajuste a alimentação e procure conversar com o seu médico sobre possíveis tratamentos e conheça produtos complementares que podem ajudar neste sentido, como é o caso de ClimaCare Sono e Tranquilidade.