ArtiActive
Flexibilidade das Articulações e Mobilidade no Geral
ArtiActive
O ArtiActive® é um suplemento alimentar em comprimidos revestidos ou saquetas em pó para diluir em água, que contém glucosamina, condroitina, MSM (metilsulfonilmetano), colagénio, ácido hialurónico, quercetina, silício e bromelaína.
Foi concebido para preservar a integridade da cartilagem óssea, retardar a degeneração articular e para assegurar uma boa mobilidade. Ajuda a manter a flexibilidade das articulações e dos tendões.
As manifestações articulares, tais como a sensibilidade ou a rigidez são geralmente evolutivas. Podem variar em função do género e outros fatores de risco e podem aumentar com a idade. Podem ser aceleradas por traumatismos graves ou repetitivos, posições incorretas e algumas atividades profissionais.
Saúde das articulações
As articulações são as zonas do corpo que permitem o movimento entre diferentes partes do esqueleto e que estão ligadas por uma estrutura chamada cápsula articular.
Para facilitar este movimento, existe a cartilagem articular, que cobre os ossos, prevenindo o desgaste das extremidades ósseas e evitando danos mais graves em caso de quedas ou impactos.
Além disso, na parte interna das articulações, mais especificamente dentro da cápsula articular, há um líquido produzido pela membrana sinovial que também desempenha um papel crucial.
Para assegurar o funcionamento adequado de toda a estrutura óssea e das suas articulações, é necessário contar com o apoio dos músculos e tendões que se encontram próximos das superfícies articulares.
Cuidar das articulações é fundamental para garantir uma boa mobilidade e para conseguir fazer os mais variados movimentos: caminhar, sentar, levantar, etc.
Para evitar doenças articulares, é fundamental apostar na sua prevenção e evitar alguns fatores de risco. Para isso, recomenda-se, principalmente:
- Adotar uma alimentação equilibrada e saudável;
- Adotar uma postura corporal correta;
- Praticar regularmente atividade física e aconselhar-se sobre os exercícios mais indicados.
Quais os sintomas de alterações na saúde articular?
- Redução da amplitude do movimento
- Doenças autoimunes
- Distensões musculares
- Dor nas articulações
- Rigidez matinal
- Inchaço
- Ruturas de ligamentos
- Instabilidade
- Entorses
- Crepitação das articulações
- Sobrepeso
Principais tipos de doenças das articulações
Artrite
A artrite é uma inflamação das articulações. Engloba mais de 100 diferentes doenças reumáticas e condições relacionadas que afetam as articulações e os tecidos circundantes. As artrites inflamatórias fazem parte de um conjunto de doenças que afetam o sistema imune e, por isso, os sistemas de defesa do corpo atacam os tecidos do próprio organismo em vez de atacarem microrganismos ou substâncias externas. Estas patologias são conhecidas como doenças autoimunes.
Corresponde a um processo inflamatório articular que se caracteriza pela presença de derrame articular e/ou dor à movimentação, calor, vermelhidão e limitação funcional. De um modo geral, os seus sinais e sintomas duram até seis semanas. Podem afetar apenas uma articulação (monoartrite), menos do que cinco (oligoartrite) ou mais do que cinco (poliartrite).
De um modo geral, a causa é desconhecida, pensando-se que na sua origem estão fatores de ordem inflamatória ou autoimune. Já o papel da genética ainda não está esclarecido.
Quando ocorre o processo inflamatório, são libertadas substâncias químicas que vão atingir diversos tecidos. Essa libertação tende a aumentar o fluxo sanguíneo na zona afetada, podendo causar calor e vermelhidão. O inchaço associado pode estimular alguns nervos causando dor.
- Dor nas articulações
- Inchaço
- Vermelhidão
- Calor nas articulações afetadas
- Rigidez, especialmente de manhã
- Pode afetar múltiplas articulações
Artrose
A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma doença degenerativa das articulações que resulta do desgaste da cartilagem articular. É uma das múltiplas doenças reumáticas e é, de longe, a mais comum. É uma patologia de natureza degenerativa que envolve toda a articulação e tende a ocorrer com o envelhecimento. A artrose não é sinónimo de envelhecimento articular (há idosos sem artroses e adultos jovens com esta doença), embora seja mais frequente nos indivíduos mais avançados na idade que, naturalmente, tiveram mais anos para irem desgastando as articulações.
Envelhecimento: A cartilagem articular desgasta-se naturalmente com o tempo.
Uso excessivo: Atividades repetitivas ou excesso de peso podem acelerar o desgaste.
Trauma: Lesões nas articulações podem predispor ao desenvolvimento de artrose.
Genética: Fatores hereditários podem aumentar a predisposição para a artrose.
- Dor nas articulações, agravada pelo movimento
- Rigidez após períodos de inatividade ou ao acordar
- Diminuição da flexibilidade
- Sensação de “ranger” ou estalo nas articulações
- Inchaço leve em algumas situações
A artrite e a artrose são condições distintas que afetam as articulações, embora ambas envolvam dor e problemas de mobilidade. A artrite é principalmente uma inflamação das articulações, enquanto a artrose é uma condição degenerativa que resulta do desgaste da cartilagem articular. A artrite pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo autoimunes, infecciosos e metabólicos. A artrose é geralmente causada pelo envelhecimento e desgaste mecânico. Ambos podem causar dor e rigidez, mas a artrite frequentemente envolve inflamação significativa, enquanto a artrose está mais relacionada com o desgaste e pode envolver uma sensação de “ranger”. Entender estas diferenças é crucial para um diagnóstico e tratamento adequados.
Quem está sujeito a alterações na saúde articular e como é que ArtiActive® ajuda?
Doentes com artrite ou artrose, condições médicas caracterizadas por inflamação e degeneração das articulações: ArtiActive® promove o alívio da dor, redução da inflamação e o retardar do progresso da doença.
Idosos: Com o envelhecimento, é comum que as articulações se desgastem e se tornem mais suscetíveis a problemas como artrite. ArtiActive® ajuda na melhoria da mobilidade, redução da dor e manutenção da saúde das articulações.
Atletas e pessoas ativas: Indivíduos que praticam desportos ou atividades físicas intensas frequentemente estão sujeitos a lesões articulares. ArtiActive® ajuda na recuperação de lesões e na manutenção da saúde das articulações.
Pessoas com lesões articulares: Lesões como entorses, distensões ou ruturas de ligamentos podem prejudicar a saúde das articulações a curto ou longo-prazo. ArtiActive® auxilia na recuperação e na prevenção de complicações futuras.
Pessoas com sobrepeso ou obesidade: O excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações, aumentando o risco de desenvolvimento de problemas como a osteoartrite. ArtiActive® ajuda na gestão da dor e melhorar a função articular.
Pessoas com doenças autoimunes: Condições como a artrite reumatoide são causadas pelo próprio sistema imunitário com repercussões na saúde das articulações. ArtiActive® permite suprimir a resposta imunológica e reduzir a inflamação nas articulações.
Uma formulação avançada para a flexibilidade das articulações, que proporciona suporte da dor e mobilidade geral:
O sulfato de glucosamina é um precursor da síntese de proteoglicanos e glicosaminoglicanos, componentes essenciais da matriz extracelular das articulações. Melhora a integridade estrutural da cartilagem articular e reduz a dor.
A condroitina é um componente importante da cartilagem, proporcionando elasticidade e resistência. Protege e repara a cartilagem articular, reduzindo a degradação causada por processos inflamatórios.
O MSM (metilsulfonilmetano) é necessário para a formação de tecidos conectivos, incluindo cartilagem, tendões e ligamentos. Reduz a inflamação e a dor nas articulações, além de promover a reparação e regeneração do tecido conjuntivo.
O colagénio é uma proteína estrutural abundante encontrada na cartilagem, tendões e ligamentos. O colagénio marinho fornece os aminoácidos necessários para a síntese de novo colagénio, promovendo a saúde e a integridade das articulações, bem como auxiliando na recuperação de lesões.
O ácido hialurónico é um componente natural do líquido sinovial das articulações, que atua como lubrificante e amortecedor. Melhora a viscosidade do fluido sinovial, reduzindo o atrito e o desgaste nas articulações, além de promover a hidratação da cartilagem.
A quercetina é um flavonoide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Reduz a inflamação nas articulações, diminuindo a produção de mediadores inflamatórios e protegendo o tecido articular contra danos oxidativos.
É um mineral importante para a síntese de colagénio e elastina, proteínas que proporcionam resistência e elasticidade aos tecidos conectivos, incluindo a cartilagem. Fortalece e regenera a estrutura da cartilagem, contribuindo para a saúde das articulações.
É uma enzima proteolítica conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Reduz a inflamação nas articulações, aliviar a dor e promove a recuperação de lesões articulares.
1 saqueta solúvel ou 2 comprimidos por dia.
Sulfato de Glucosamina – O sulfato de glucosamina é um precursor da síntese de proteoglicanos e glicosaminoglicanos, componentes essenciais da matriz extracelular das articulações. Melhora a integridade estrutural da cartilagem articular e reduz a dor.
Condroitina – A condroitina é um componente importante da cartilagem, proporcionando elasticidade e resistência. Protege e repara a cartilagem articular, reduzindo a degradação causada por processos inflamatórios.
MSM (metilsulfonilmetano) – O MSM é necessário para a formação de tecidos conectivos, incluindo cartilagem, tendões e ligamentos. Reduz a inflamação e a dor nas articulações, além de promover a reparação e regeneração do tecido conjuntivo.
Colagénio Marinho – O colagénio é uma proteína estrutural abundante encontrada na cartilagem, tendões e ligamentos. O colagénio marinho fornece os aminoácidos necessários para a síntese de novo colagénio, promovendo a saúde e a integridade das articulações, bem como auxiliando na recuperação de lesões.
Ácido Hialurónico – O ácido hialurónico é um componente natural do líquido sinovial das articulações, que atua como lubrificante e amortecedor. Melhora a viscosidade do fluido sinovial, reduzindo o atrito e o desgaste nas articulações, além de promover a hidratação da cartilagem.
Quercetina – A quercetina é um flavonoide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Reduz a inflamação nas articulações, diminuindo a produção de mediadores inflamatórios e protegendo o tecido articular contra danos oxidativos.
Silício – É um mineral importante para a síntese de colagénio e elastina, proteínas que proporcionam resistência e elasticidade aos tecidos conectivos, incluindo a cartilagem. Fortalece e regenera a estrutura da cartilagem, contribuindo para a saúde das articulações.
Bromelaína – É uma enzima proteolítica conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Reduz a inflamação nas articulações, aliviar a dor e promove a recuperação de lesões articulares.
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. É importante manter um estilo de vida saudável. Leia atentamente o folheto incluso nas embalagens. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Conservar em lugar fresco e seco. Todos os suplementos alimentares comercializados pela LifeWell foram fabricados de acordo com as melhores práticas internacionais de produção e devidamente examinados, validados e autorizados pelas respetivas autoridades de saúde em Portugal.
Nota Editorial: Esta página e todos os outros conteúdos presentes em lifewell.pt são elaborados e revistos por médicos especialistas em Portugal.