Pré-conceção e fertilidade: O que deve saber antes de engravidar
Uma vida saudável é fundamental para o sucesso de uma gravidez. É também importante que o casal esteja informado e, nesse sentido, agende uma consulta de pré-conceção com um médico ginecologista/obstetra para planear a gravidez.
Nesta consulta de pré-conceção, o médico especialista deverá ser informado sobre eventuais antecedentes familiares de síndrome de Down, doenças musculares hereditárias, malformações do coração, doenças da tiroide, diabetes, doenças renais, entre outras patologias. Se a mulher tiver 35 ou mais anos e, particularmente, se se tratar de uma primeira gravidez, poderão ser recomendados alguns testes de diagnóstico pré-natal.
O médico poderá recomendar suplementação com o objetivo de melhorar a fertilidade e contribuir para um melhor desfecho obstétrico (sem complicações graves), assim como para a saúde da mãe.
O que é a fertilidade?
A fertilidade, ou fecundidade, é a capacidade de conceber e originar descendência. A probabilidade de engravidar é maior no período fértil da mulher. No entanto, a idade, o stress, o consumo de tabaco e outros fatores, influenciam fortemente a fertilidade. Isto significa que se conhecer estes fatores pode intervir para melhorar ou aumentar a fertilidade, de modo a que seja possível engravidar mais rapidamente.
A infertilidade, ou subfertilidade, por outro lado, é a condição em que a fertilidade está diminuída, enquanto a esterilidade corresponde à impossibilidade de engravidar.
Quanto tempo se demora a engravidar?
A maioria dos casais concebe em cerca de 6 meses (80%), sendo que ao final de um ano de relações desprotegidas cerca de 85% dos casais alcançaram com sucesso a gravidez. Metade dos casais que não concebeu ao final de um ano, conseguirá fazê-lo ao longo dos próximos 3 anos. No entanto, estes casais merecem, e poderão beneficiar, de uma avaliação no contexto de infertilidade, por um médico especialista.
Se está a tentar engravidar há mais de um ano sem sucesso, deve consultar o seu médico de família ou ginecologista/obstetra. Se tiver mais de 35 anos de idade, este período deve ser reduzido para 6 meses, após o qual terá indicação para referenciação e estudo.
Idade vs Fertilidade
A fertilidade feminina está fortemente ligada à idade, com o número de ovócitos a diminuir desde o nascimento. Não se produzem novos ovócitos, sendo utilizados aqueles presentes ao nascer. Este declínio acelera significativamente após os 35-37 anos, mesmo em mulheres saudáveis.
Depois dos 35 anos, a fertilidade feminina cai drasticamente, sendo em média 40% menor do que antes dos 25 anos. Aos 40 anos, a fertilidade reduz-se ainda mais, com a maioria das mulheres a serem diagnosticadas com infertilidade, e aos 45 anos pode atingir até 99%. Gravidezes espontâneas a partir dos 50 anos são extremamente raras.
Este decréscimo na reserva ovárica culmina na menopausa.
A fertilidade masculina também diminui com a idade, mas de forma menos acentuada, principalmente após os 50 anos.
Suplementação pré-natal
A suplementação pré-natal é de extrema importância para promover a fertilidade e assegurar a saúde da mãe e do bebé durante a gravidez. Este período é crítico para o desenvolvimento do feto, e uma nutrição adequada pode prevenir uma série de complicações e deficiências nutricionais. Entre os suplementos mais recomendados estão o ácido fólico, que é essencial para a prevenção de defeitos do tubo neural, o ferro, que ajuda a prevenir a anemia materna e apoia o crescimento e desenvolvimento do feto, e o iodo, importante para o desenvolvimento neurológico do bebé (contraindicado, porém, a mulheres com doença da tiroide).
A colina, também recomendada na gravidez, desempenha um papel vital no desenvolvimento cerebral e neurológico do feto, prevenindo defeitos do tubo neural e promovendo um crescimento saudável.
Além disso, outros nutrientes como o cálcio e a vitamina D são frequentemente recomendados para garantir a saúde óssea tanto da mãe quanto do bebé.
A suplementação adequada pode contribuir para a redução de riscos de pré-eclâmpsia, parto prematuro, baixo peso ao nascer e outras complicações perinatais.
Preconceptivo
GestaCare Preconceptivo é indicado para as mulheres em idade fértil que desejam engravidar, tendo sido especificamente desenvolvido para garantir um suporte adequado ao bom desenvolvimento fetal e manutenção de uma adequada saúde materna.
É um suplemento alimentar que otimiza a saúde reprodutiva e a fertilidade da mulher, com ácido fólico bioativo Quatrefolic®, que contribui para a redução do risco de malformações do tubo neural no feto em gestação. O acido fólico é necessário para a produção de novas células no organismo e para que este se mantenha saudável, principalmente nas mulheres que desejam engravidar e nas mulheres grávidas.
Pode ser utilizado em simultâneo com o suplemento InoCare para melhorar a fertilidade na fase de pré-conceção. Deve consultar o seu médico ginecologista/obstetra para mais informação.
InoCare
InoCare é uma formulação de elevado reconhecimento científico nacional e internacional, desenvolvida especificamente para a reprodução e fertilidade feminina. Dispõe de uma combinação de Myo-Inositol e D-Chiro-Inositol, dois ativos que dispõem de uma ação sinérgica em vários processos fisiológicos do organismo, como os que se relacionam com a ação da insulina e a regulação e qualidade da ovulação, ação particularmente importante em mulheres que desejam engravidar. Dado o benefício desta combinação, inúmeros estudos clínicos advogam a relevância destes compostos na gestão dos sintomas da Síndrome do Ovário Poliquístico e otimização dos processos fisiológicos associados à reprodução. Uma composição baseada nos mais recentes estudos, dispõe ainda de Zinco, que otimiza os processos normais de fertilidade e reprodução e Vitamina D3, relevante no apoio a adequada implantação embrionária.
Dispõe de Quatrefolic, um ácido fólico patenteado de última geração, cuja ação é fundamental nos processos de divisão e crescimento celular, em particular na gravidez, e na prevenção de desenvolvimento de defeitos congénitos. Este novo ácido fólico tem especial relevância no contexto da fertilidade, dado que os estudos mais recentes defendem a sua particular pertinência e ação em mulheres com dificuldade de obter uma conceção natural ou quando submetidas a tratamento por técnicas de Procriação Medicamente Assistida.
AndroCare
AndroCare é uma formulação de elevado relevo científico, de renome internacional, desenvolvido para a reprodução e fertilidade masculina. Com uma composição de última geração, o AndroCare contribui para a melhoria da taxa de fertilização, com ação especificamente comprovada na concentração, morfologia e motilidade espermática. Com um conjunto de ativos clinicamente estudados, contribui para o aumento dos níveis de testosterona e tem uma potente ação antioxidante de elevada importância para a fertilidade masculina.