fbpx

Magnésio na Gravidez: Um mineral fundamental para a saúde da Grávida

Maio 26, 2020
magnesio gravidez

Numa gravidez saudável e tranquila, todas as mulheres devem consultar o seu médico especialista sobre as recomendações de nutrientes que devem ingerir em maior ou menor quantidade. Estas recomendações estão em linha com o bom desenvolvimento do feto e permitem que a gestante tenha uma gravidez com menor sintomatologia e menos riscos.

A insuficiência de Magnésio pode causar cansaço físico, fadiga muscular, cãibras, dores musculares, perda de apetite, náuseas e vómitos, alterações do estado de humor e na gravidez pode ainda afetar a contratilidade uterina.

magnesio gravidez

Qual a importância da toma de Magnésio na gravidez?

O magnésio é um mineral conhecido pela sua ação em situações de cansaço e fadiga, sendo que no contexto da gravidez tem um papel de relevo na prevenção das cãibras e contrações uterinas precoces.

O magnésio tem funções no metabolismo da glicose e na transmissão de impulsos neuromusculares, sendo distribuído em 60% nos ossos e 40% nos músculos, atuando como cofator em mais de 300 processos enzimáticos no organismo. A recomendação médica de Magnésio durante a gestação está diretamente ligada a esta ampla ação a nível celular nos ossos, músculos e sistema nervoso. Desta forma, o Magnésio previne:

  • A irritabilidade e a ansiedade
  • As contrações uterinas, uma vez que relaxa as artérias e o útero, regulando a pressão arterial
  • Distúrbios cardiovasculares, promovendo a estabilidade das ativações muscular e cardíaca
  • A indisposição ao acordar, reduzindo a azia e os enjoos matinais, melhorando o apetite e a força muscular

Qual a importância do Magnésio no trabalho de parto prematuro?

O trabalho de parto prematuro está relacionado a cerca de 75% de nascimentos antes da 37ª semana de gestação. A prevenção durante o peri-parto é poucas vezes possível, uma vez que apresenta origens multifatoriais ou desconhecidas. Desta forma, a inibição e prevenção das contrações uterinas é o último recurso preventivo disponível ao médico especialista para adiar o nascimento do bebé.

Vários estudos têm sublinhado o papel do Magnésio na prevenção das contraturas uterinas prematuras, sendo que o óxido de magnésio apresenta uma elevada concentração correlacionada com altos níveis de absorção e biodisponibilidade, sendo considerado uma fonte de perfil seguro para a correção da deficiência de magnésio durante a gravidez.

Qual a ação do Magnésio em situações de cãibras e fadiga durante a gravidez?

Cerca de 30% das grávidas sofrem com cãibras nas pernas durante a gravidez. 

 magnesio gravidez

Vários estudos sobre o magnésio neste contexto confirmam a sua ação no relaxamento muscular, podendo ser uma forma de prevenção destas cãibras. A suplementação de magnésio pode ser um bom aliado nesta condição, principalmente na gravidez, devido às necessidades ampliadas pelas necessidades nutricionais na gestação. A fadiga é um dos primeiros sintomas da carência de magnésio, podendo ser percebido pela grávida como um sintoma normal da gravidez. O diagnóstico pode ser concluído numa fase mais tardia, quando esta carência já está numa fase mais moderada, com sintomatologia avançada. Procure sempre aconselhar-se com o seu médico especialista.

Como tomar o Magnésio suficiente durante a gravidez?

Existem diversas fontes de Magnésio que devem fazer parte de uma alimentação diversificada e equilibrada, como as frutas, as sementes e o feijão. No entanto, devido tanto ao aumento da necessidade de Magnésio na gravidez, que varia até 375mg/dia, como ao facto da qualidade da alimentação ter se deteriorado devido aos alimentos processados ou da agricultura intensiva, vários médicos especialistas recomendam a toma de suplementação deste nutriente.

MagCare

MagCare foi especificamente desenvolvido para fornecer a dose diária recomendada máxima de magnésio. Contribui para o normal funcionamento muscular e do sistema nervoso, metabolismo ósseo, assim como para uma normal função psicológica. MagCare apoia ainda o normal metabolismo produtor de energia, a redução do cansaço e da fadiga e o processo de divisão celular. O óxido de magnésio que compõe o MagCare, de origem natural de elevada concentração de magnésio, é fundamental durante a gestação e a lactação, prevenindo inúmeras patologias no contexto da gravidez, nomeadamente as cãibras, a contratilidade uterina, o parto pré-termo e a pré-eclampsia.