É fundamental a toma da Minipílula no período de Amamentação!

LifeWell Amamentar Minipop

É fundamental a toma da Minipílula no período de Amamentação!

Sabemos que a amamentação é um momento muito especial entre mãe e filho e que deve ser vivido na sua plenitude.

Neste período pós-natal, um dos cuidados mais importantes a ter em consideração é a contraceção no pós-parto. Viver este momento sem imprevistos, privilegiando a saúde do seu bebé, é possível. 

Amamentação: viver o momento na sua plenitude

A fertilidade pode ser restituída rapidamente após o parto e as exigências de cuidar de um bebé pequeno podem implicar dificuldades acrescidas no recurso a métodos eficazes de contraceção.

No entanto, quer a mãe esteja ou não a amamentar, a contraceção no pós parto deve ser iniciada o mais cedo possível, para evitar uma gravidez indesejada ou um curto intervalo entre gestações, já que, o espaçamento dos nascimentos demonstrou benefícios para a saúde da mulher e futuros bebés.

Amamentar Desogestrel Minipop

Qual o método contracetivo recomendado?

As pílulas orais apenas com progestativo similar à progesterona (“POP” – Progestative Only Pill) são os anticoncecionais de escolha em todas as fases da amamentação, assim que a lactação esteja totalmente estabelecida.

As pílulas sem estrogénios também conhecidas como “minipílulas” ou pílulas da amamentação, contêm doses muito baixas de um progestativo similar à hormona natural existente no corpo da mulher, a progesterona.  Previne a gravidez através do espessamento do muco cervical e da interrupção da ovulação.

Pode começar a tomar a minipílula entre os dias 21 e 28 após o nascimento do seu bebé!

A importância da Minipílula na Amamentação

A minipílula é indicada no período da amamentação, uma vez que não afeta o leite materno. Vários estudos clínicos indicam que as “POP” quando iniciadas após o período de pós-parto, não apresentam qualquer efeito adverso na amamentação.

Além disso, estudos também demonstram que mães recentes que utilizam este método contracetivo, ficam mais capacitadas para atingir as suas metas de amamentação, por pelo menos quatro meses.

Pilula Amamentação

  1. Cleveland Clinic. Contraception during breastfeeding. Updated January 1, 2018.
  2. American College of Obstetricians and Gynecologists. Progestin-only hormonal birth control: Pill and injection. Published October 2020.
  3. MedlinePlus U.S. National Library of Medicine. Progestin-Only Oral Contraceptives. Updated January 15, 2016.
  4. Berens P, Labbok M. ABM Clinical Protocol #13: Contraception during breastfeeding, revised 2015Breastfeeding Medicine. 2015;10(1):3-12. doi:10.1089/bfm.2015.9999
  5. Goulding A, Wouk K, Stuebe A. Contraception and breastfeeding at 4 months postpartum among women intending to breastfeedBreastfeeding Medicine. 2018;13(1):75-80. doi:10.1089/bfm.2017.0064
  6. Trussell J. Contraceptive failure in the United StatesContraception. 2011;83(5):397-404. doi:10.1016/j.contraception.2011.01.021
  7. FSRH Clinical Guideline: Contraception After Pregnancy (January 2017, amended October 2020)

Partilhe esta publicação


\n