fbpx

Tem sintomas de gravidez?

Maio 15, 2020
acido folico gravidez

Sabe qual o risco de não tomar ácido fólico e outros ativos essenciais desde o início da gravidez?

Os sintomas de gravidez são normalmente sentidos pela mulher depois de três ou quatro semanas desde a última menstruação. Estes sintomas podem ser a amenorreia, náuseas e vómitos, tensão mamária, fadiga e sonolência e aumento da frequência de alívio urinário. Posteriormente, surge o aumento do volume abdominal e o desconforto lombar.

Qual é a importância do ácido fólico e de outros ativos na pré-conceção e gravidez?

O ácido fólico é extremamente importante e fundamental em vários processos fisiológicos no organismo. Na gravidez, o folato atua no processo de multiplicação celular, dilatação do útero e crescimento da placenta e do feto. Devido à sua atuação ao nível do ADN e na divisão celular, a sua deficiência pode resultar em alterações na síntese do ADN e em alterações nos cromossomas.

acido folico gravidez

A toma de ácido fólico na gravidez está assim comprovadamente relacionada com a prevenção de desenvolvimento de defeitos congénitos e é considerada essencial pelos principais organismos nacionais e internacionais, em todas as mulheres que desejam engravidar, grávidas ou mulheres em amamentação.

Relativamente à importância de outros nutrientes durante a gravidez, sublinha-se o Iodo, amplamente reconhecido pela sua ação no desenvolvimento do sistema nervoso central e no desenvolvimento cognitivo e comportamental do feto. A Vitamina B12 é fundamental para a função neurológica e síntese do ADN, e a sua toma deve ser combinada com ácido fólico de forma a ajudar a impedir o desenvolvimento de defeitos do tubo neural. O Zinco é necessário na reprodução, diferenciação celular, crescimento, desenvolvimento e reparação dos tecidos e no fortalecimento da imunidade.

Qual é o risco de não fazer esta suplementação desde a pré-conceção?

Uma gravidez deve sempre ser antecedida de uma consulta com o ginecologista/obstetra, que avalia o estado de saúde da mulher e recomenda a suplementação em apreço. Normalmente, a suplementação prescrita inclui o ácido fólico, iodo, Vitamina B12 e Zinco, dado o importante papel na otimização da fertilidade e reprodução, prevenção do desenvolvimento de defeitos do tubo neural e favorecimento do bom desenvolvimento fetal.

A suplementação periconcecional, iniciada três meses antes da gravidez, e ainda durante o primeiro trimestre, reduz comprovadamente o risco de ocorrência de defeitos congénitos e são fundamentais para uma gravidez saudável e tranquila.

Tem sintomas de gravidez? Está grávida?

Algumas mulheres não têm conhecimento da sua gravidez devido à ausência de sintomas, sendo possível que a suplementação comece numa fase mais tardia. 

ácido fólico gravidez

Apesar da recomendação médica do início da toma de suplementação três meses antes da gestação, muitas mulheres apenas iniciam a toma depois da confirmação da gravidez.

Assim que tenha conhecimento que está grávida contacte um profissional de saúde e inicie de imediato uma suplementação que inclua o Ácido Fólico, Iodo, Vitamina B12, DHA, Ferro, Colina e outros ativos, considerados pelas principais recomendações como essenciais ao bom desenvolvimento da gestação e à manutenção de uma adequada saúde materna.

Cada mulher vive e sente a gravidez de uma forma diferente, e numa mulher duas gestações podem evoluir de forma bastante distinta.

  Papel de alguns dos ativos do GestaCare Preconceptivo e GestaCare Gestação

O GestaCare Preconceptivo e o GestaCare Gestação são formulações desenvolvidas de acordo com a evidência científica mais recente e em concordância com as principais recomendações nacionais e internacionais para a gravidez. Únicos no mercado português com ácido fólico de última geração, o Quatrefolic®, biologicamente ativo, patenteado, que difere do ácido fólico sintético encontrado noutros suplementos alimentares. Este novo Ácido Fólico de última geração contribui para a prevenção de desenvolvimento de defeitos congénitos fetais e crescimento dos tecidos fetais e maternos durante a gravidez.

O GestaCare Gestação dispõe de DHA vegetal, crítico para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central, bem como na função visual, neuronal e no metabolismo neurotransmissor. O DHA de origem vegetal, ao contrário do DHA de origem animal, não agrava as náuseas e os vómitos, dado que o sabor é impercetível.

Vários estudos clínicos recomendam o uso de Gengibre para náuseas e vómitos no contexto da gravidez, em alternativa às opções medicamentosas conhecidas. GestaCare oferece NauseaStop®, uma fonte de gengibre desenvolvida especificamente para as náuseas e vómitos na gravidez.

Tanto GestaCare Preconceptivo como GestaCare Gestação estão enriquecidos Iodo, um ativo fundamental no contexto da gravidez, pois intervém no desenvolvimento neuronal e cognitivo do feto. Dispõem ainda de um conjunto de ativos de relevo para a pré-conceção, gravidez e amamentação.