Como reforçar o sistema imunitário durante a gravidez?

sistema imunitário na gravidez

Como reforçar o sistema imunitário durante a gravidez?

sistema imunitário na gravidez

A gravidez é um estado único na vida da mulher. O seu corpo adapta-se para receber o feto e o seu sistema imunitário sofre alterações que irão contribuir para o sucesso da gravidez. Estas alterações têm a função de proteger os bebés, mas ao mesmo tempo tornam as mulheres grávidas mais vulneráveis ​​a infeções.

Todas estas alterações têm origem na necessidade do corpo da mulher se adaptar a uma nova realidade, onde o feto tem metade do seu material genético de origem materna e metade de origem paterna, sendo por isso estranho ao sistema da mulher. Existe assim uma adaptação do sistema imunitário materno, emoldurada pelas alterações hormonais que garantem que o feto se desenvolve de forma saudável. Estima-se que o sistema imunitário da mulher apenas regresse à normalidade cerca de 3 ou 4 meses após o parto.

Torna-se fundamental neste contexto garantir um fortalecimento do sistema imunitário desde a fase pré-concecional. Existem nutrientes e minerais-chave para fortalecer a imunidade, como por exemplo o Omega-3 (DHA), o Selénio, o Zinco, a Vitamina C, a Vitamina E e o Ácido fólico (folato), que para além de fortalecer o sistema imunitário é vital para o desenvolvimento de uma gravidez saudável.

Apesar de todos estes nutrientes serem encontrados numa alimentação saudável e equilibrada, devido às quantidades necessárias recomendadas, a grávida pode ter de tomar suplementação no seu dia-a-dia. Existe uma grande oferta de suplementação no mercado, razão pela qual é muito importante que a mulher se informe sobre as diferenças e fale com o seu médico especialista sobre o tema.

No pós-parto, devido ao trauma do parto e às alterações que se dão novamente no corpo da mulher, torna-se necessário revisitar as necessidades do sistema imunitário. Se a mulher opta por amamentar, é importante garantir a qualidade e a quantidade do leite materno. Para tal, é essencial ter uma alimentação saudável e equilibrada. A suplementação tem um papel preponderante também nesta fase, onde é muito aconselhada a ingestão suplementar de Ácido Fólico (folato), Cálcio, DHA, Taurina e Silimarina.

sistema imunitário e amamentação

Conheça as nossas soluções para uma suplementação adequada e de última geração para as grávidas e recém-mamãs:

Gestacare Gestação e o GestaCare Lactação incluem todos os nutrientes essenciais na gravidez e apoiam o fortalecimento do sistema imunitário. Saiba mais sobre estes produtos e os seus benefícios nos links abaixo.

GestaCare Lactação

GestaCare Lactação foi especificamente desenvolvido para o Pós-Parto e Amamentação, de acordo com as principais recomendações nacionais e internacionais, enriquecido com ácido fólico, Quatrefolic, Cálcio, DHA Vegetal, TaurinaSilimarina e Vitamina D, entre outros nutrientes. GestaCare Lactação apresenta uma suplementação adequada para o período de Lactação na colmatação das carências nutricionais da mulher, que procura ver asseguradas as suas carências em vitaminas e minerais das quais dependem a qualidade e quantidade da produção do leite materno. Esta suplementação tem um papel preponderante na saúde materna e no desenvolvimento do recém-nascido.

GestaCare Gestação

Suplementação de referência internacional, desenvolvida especificamente para o período da gravidez.

Visa eliminar o risco de deficiência de micronutrientes que são essenciais ao bom desenvolvimento fetal, prevenção de desenvolvimento de defeitos congénitos, bom desfecho obstétrico e saúde materna.

Partilhe esta publicação


\n