Endometriose

Endometriose

A Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento

A sua verdadeira causa da Endometriose é desconhecida, existindo atualmente várias teorias, que envolvem processos inflamatórios, alterações dos mecanismos de defesa do organismo e fatores genéticos associados.

Na endometriose, o endométrio (tecido de revestimento do útero) desenvolve-se em localização variável fora do útero, formando massas de características benignas, com maior ou menor extensão.

A endometriose é a designação dada ao processo clínico no qual as células que constituem o endométrio se encontram fora da sua localização normal, por exemplo no peritoneu pélvico, nos ovários, na bexiga, no apêndice, intestinos ou, até, no diafragma.

Nas várias localizações extra-uterinas, esse tecido sofre transformações semelhantes às que ocorrem no útero durante o ciclo menstrual, que se traduzem, mais frequentemente, em dor e infertilidade.

Que zonas são mais atingidas pela endometriose?

Os locais mais comuns em que ocorre endometriose são:

  • Os ovários
  • As trompas de Falópio
  • O intestino
  • As áreas que rodeiam o útero

A prevalência da endometriose é de cerca de 10% na população em idade reprodutiva. Nas mulheres com infertilidade, essa prevalência aumenta para cerca de 25% a 45%.

A endometriose é uma situação benigna, mas pode ter manifestações incapacitantes. As terapêuticas disponíveis, farmacológicas e cirúrgicas, visam o alívio sintomático, melhoria da fertilidade, e consequente benefício para a qualidade de vida da mulher.

Quais são os sintomas da endometriose?

Nas formas mais ligeiras, a endometriose pode não ter quaisquer sintomas. No entanto, a sintomatologia mais habitual desta doença caracteriza-se por inflamação/ dor, que pode ocorrer:

  • Durante a menstruação ou entre os períodos menstruais (dismenorreia)
  • Durante ou depois das relações sexuais
  • Durante a micção ou a defecação

Muitas mulheres com endometriose têm, também, dificuldade em engravidar.

Existem tratamentos para a endometriose?

O tratamento da endometriose tem essencialmente como objetivo resolver os problemas de dor e da infertilidade.

Os tratamentos disponíveis, farmacológicos e/ou cirúrgicos, visam o alívio sintomático da dor, melhoria da fertilidade, e consequente benefício para a qualidade de vida da mulher.

Nas situações de Endometriose o seu médico assistente poderá prescrever-lhe medicação hormonal especifica em complemento com analgésicos ou anti-inflamatórios.

Nota Editorial: Esta página e todos os outros conteúdos presentes em lifewell.pt são elaborados e revistos por médicos especialistas em Portugal.