fbpx

Saúde da Próstata: Sinais e Prevenção

Maio 21, 2020
saude da prostata

A partir dos 40 anos de idade o homem deve, por norma, ter uma análise mais atenta da sua saúde, especialmente no que diz respeito à saúde da próstata. Existem alterações deste órgão que, quando detetadas numa fase inicial, devem ter o acompanhamento necessário de modo a evitar a sua progressão. É necessária uma vigilância mais ativa, acompanhamento médico regular e medicação preventiva.

 

O que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula masculina, que se situa abaixo da bexiga e à frente do reto, que rodeia a uretra. Tem como função produzir um líquido branco e fluído que faz parte do esperma e que torna possível a fecundação. 

saude da prostata

A próstata tem normalmente um tamanho de 15 a 20 centímetros cúbicos, o que equivale ao tamanho de uma noz. A próstata aumenta com o avançar da idade, estimulada pela produção de testosterona.

 

O que causa a dificuldade em urinar?

Uma vez que a próstata está situada na base da bexiga e nos primeiros centímetros da uretra, que se denomina uretra prostática, com o crescimento da próstata é possível ocorrer obstrução da passagem de urina. Este aumento da próstata é denominado Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

Quais são os sintomas associados à Hiperplasia Benigna da Próstata?

Quando existe a obstrução da uretra prostática, surgem alguns sintomas como fraco fluxo urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência da vontade de urinar, urinar muitas vezes ao longo da noite, aparecimento de sangue na urina ou no esperma, dor ou ardor ao urinar ou ao ejacular e ainda perdas involuntárias de urina.

 

Quando devo procurar ajuda médica?

Se identificar qualquer um dos sintomas descritos no ponto anterior, entre assim que possível em contacto com o seu profissional de saúde. A vigilância médica é de extrema importância nestes casos, pois será necessário decidir qual a abordagem mais adequada para diminuir o tamanho da próstata, relaxar os músculos próximos desta glândula ou, ainda, se é necessária intervenção cirúrgica.

saude da prostata

Qual é o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata?

Existem diversos tratamentos disponíveis para ajudar os doentes com HBP. Nem sempre o aumento do volume da próstata precisa de intervenção cirúrgica. Grande parte destes doentes precisam de suplementação nos casos sintomáticos, tratamentos minimamente invasivos nas situações mais graves, com compromisso da qualidade de vida ou de cirurgia.

Se não for tratada, a patologia pode levar a complicações graves, como a insuficiência renal ou a retenção urinária.

Qual é a vantagem da suplementação na Hiperplasia Benigna da Próstata?

O nutriente mais comumente associado ao tratamento sintomático desta patologia é a Serenoa Repens, um extrato vegetal com ação antiandrogénica, miorelaxante, espasmolítica e anti-inflamatória, que inibe a enzima 5-alfa-redutase, e previne assim a obstrução da uretra prostática e os principais meios inflamatórios.

Uma das suas principais vantagens, para além da sua ação na sintomatologia, é a de não alterar os valores do exame PSA, método clínico de rastreio do cancro da próstata, permitindo que os resultados deste exame sejam reais e não alterados pela toma de medicamentos.

O Zinco, o Licopeno e o Selénio, entre outros, são igualmente reconhecidos pela sua ação na saúde prostática do homem, uma vez que o Zinco tem um papel protetor e previne a progressão da HBP, o Licopeno não só melhora a resposta antioxidante das células da próstata, como também inibe a proliferação, induz a apoptose e diminui a capacidade metastática das células cancerígenas da próstata e o Selénio intervém positivamente na progressão da HBP.

hiperplasia benigna da prostata

UroProst

UroProst foi especificamente desenvolvido com um conjunto de ativos exclusivos para a saúde do homem a partir dos 40 anos, de referência internacional. Com Serenoa Repens, associada a todos os benefícios na gestão da sintomatologia e progressão da Hiperplasia Benigna da Próstata. Desenvolvido de acordo com as principais normas e orientações clínicas internacionais, apresenta um conjunto de ativos com papel relevante na diminuição da progressão da HBP, dos quais se destacam o Zinco, Licopeno e Selénio, cuja importância no âmbito da Hiperplasia Benigna da Próstata está amplamente demonstrada.

UroProst tem ainda a vantagem posológica adicional de apenas um comprimido por dia.