Folheto informativo: Informação para o doente
Vipmin 850 mg + 50 mg comprimidos revestidos por película Vipmin 1000 mg + 50 mg comprimidos revestidos por película cloridrato de metformina + vildagliptina
Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.
- – Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
- – Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- – Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.
- – Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção4.
O que contém este folheto:
- O que é Vipmin e para que é utilizado
- O que precisa de saber antes de tomar Vipmin
- Como tomar Vipmin
- Efeitos indesejáveis
- Como conservar Vipmin
- Conteúdo da embalagem e outras informações
1. O que é Vipmin e para que é utilizado
As substâncias ativas de Vipmin, vildagliptina e metformina, pertencem a um grupo de medicamentos denominados “antidiabéticos orais”.
Vipmin é utilizado para tratamento de doentes adultos com diabetes tipo 2. Este tipo de diabetes é também conhecido por diabetes mellitus não insulino-dependente.
A diabetes tipo 2 desenvolve-se se o organismo não produzir insulina suficiente ou se a insulina produzida pelo organismo não funcionar tão bem como deveria. Pode também desenvolver-se se o organismo produzir demasiado glucagom.
Tanto a insulina como o glucagom são produzidos pelo pâncreas. A insulina ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue, especialmente após as refeições. O glucagom desencadeia a produção de açúcar pelo fígado, provocando o aumento do nível de açúcar no sangue.
Como atua Vipmin
Ambas as substâncias ativas, vildagliptina e metformina, ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue. A substância vildagliptina atua estimulando o pâncreas a produzir mais insulina e menos glucagom. A substância metformina atua ajudando o organismo a utilizar melhor a insulina. Este medicamento provou reduzir o açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir complicações da diabetes.
2. O que precisa de saber antes de tomar Vipmin
Não tome Vipmin
– se tem alergia à vildagliptina, à metformina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Se pensa que pode ser alérgico a qualquer um dos componentes, consulte o seu médico antes de tomar Vipmin.
- – se tem diabetes não controlada, com, por exemplo, hiperglicemia grave (glicose elevada no sangue), náuseas, vómitos, diarreia, rápida perda de peso, acidose láctica (ver “Risco de acidose láctica” abaixo) ou cetoacidose. A cetoacidose é um problema que ocorre quando substâncias chamadas “corpos cetónicos” se acumulam no sangue, podendo provocar pré- coma diabético. Os sintomas incluem dor de estômago, respiração rápida e profunda, sonolência ou aparecimento no hálito de um cheiro frutado invulgar.
- – se teve recentemente um enfarte do miocárdio (ataque cardíaco) ou se tem insuficiência cardíaca ou problemas graves de circulação sanguínea ou dificuldade em respirar que possa ser sintoma de problemas cardíacos.
- – se tem função renal gravemente reduzida.
- – se tem uma infeção grave ou estiver gravemente desidratado (tiver perdido muita água doorganismo).
- – se for fazer uma radiografia com contraste (um tipo específico de raio-x que requer aadministração de um corante através de uma injeção). Ver também informação na secção
“Advertências e precauções”.
- – se tem doença hepática (problemas ao nível do fígado).
- – se bebe álcool em excesso (diariamente ou apenas de tempos a tempos).
- – se está a amamentar (ver também “Gravidez e aleitamento”).Advertências e precauções
Risco de acidose láctica
Vipmin pode causar um efeito indesejável muito raro, mas muito grave, chamado acidose láctica, particularmente se os seus rins não funcionam bem. O risco de sofrer acidose láctica aumenta também em caso de diabetes não controlada, infeção grave, jejum prolongado ou consumo de álcool, desidratação (ver mais informações abaixo), problemas de fígado, e quaisquer problemas médicos em que uma zona do corpo receba menos oxigénio (como nas doenças graves e agudas do coração).
Se estiver em alguma destas situações, fale com o seu médico para que lhe dê mais indicações.Pare de tomar Vipmin durante um curto intervalo de tempo se tiver algum problema que possa estar associado a desidratação (grande perda de líquidos), tal como vómitos graves, diarreia, febre, exposição ao calor ou se beber menos líquidos do que o normal. Fale com o seu médico para que lhe dê mais indicações.
Pare de tomar Vipmin e contacte imediatamente um médico ou o hospital mais próximo se tiver um ou mais sintomas de acidose láctica, pois este problema pode levar ao coma.
Os sintomas de acidose láctica incluem:
- – vómitos
- – dor de barriga (dor abdominal)
- – cãibras musculares
- – sensação de mal-estar geral, com grande cansaço
- – dificuldade em respirar
- – diminuição da temperatura do corpo e dos batimentos cardíacosA acidose láctica é uma emergência médica e tem de ser tratada no hospital.
Vipmin não é um substituto da insulina. Portanto, não deve tomar Vipmin para o tratamento de diabetes tipo 1.
Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Vipmin se tem ou teve uma doença do pâncreas.
Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Vipmin se estiver a tomar um medicamento antidiabético conhecido como uma sulfonilureia. O seu médico pode querer reduzir
a dose da sulfonilureia quando for tomá-la juntamente com Vipmin para evitar um nível baixo de açúcar no sangue [hipoglicemia].
Se já tomou vildagliptina mas teve de interromper o tratamento devido a doença do fígado, não deve tomar este medicamento.
As lesões na pele são uma complicação comum da diabetes. Aconselha-se que siga as recomendações sobre os cuidados a ter com a pele e os pés que lhe são dadas pelo seu médico ou enfermeiro.
Aconselha-se também que esteja atento ao aparecimento de vesículas ou úlceras enquanto estiver a tomar Vipmin. Neste caso, deve consultar imediatamente o seu médico.
Se necessitar de efetuar uma grande cirurgia, tem de parar de tomar Vipmin durante a intervenção e por algum tempo depois desta. O seu médico decidirá quando tem de parar e quando prosseguir o seu tratamento com Vipmin.
Antes de iniciar o tratamento com Vipmin será feito um teste para determinação da sua função hepática, trimestralmente durante o primeiro ano e depois periodicamente. Os testes destinam-se a detetar o mais cedo possível aumentos das enzimas hepáticas.
Durante o tratamento com Vipmin, o médico irá verificar o funcionamento dos seus rins uma vez por ano, ou com mais frequência se for idoso e/ou se os seus rins estiverem a funcionar pior.
O seu médico pedirá análises regularmente para verificar o açúcar no sangue e na urina.
Crianças e adolescentes
A utilização de Vipmin não é recomendada em crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade.
Outros medicamentos e Vipmin
Se necessitar de levar uma injeção na corrente sanguínea de um meio de contraste que contenha iodo, por exemplo, no contexto de uma radiografia ou cintigrafia, tem de parar de tomar Vipmin antes ou no momento da injeção. O seu médico decidirá quando tem de parar e quando prosseguir o seu tratamento com Vipmin.
Informe o seu médico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou se vier a tomar outros medicamentos. Pode necessitar de análises mais frequentes da glicemia e da função renal, ou o médico pode necessitar de ajustar a dosagem de Vipmin. É especialmente importante mencionar o seguinte:
- – glucocorticoides, geralmente utilizados para tratar uma inflamação
- – beta-2 agonistas, geralmente utilizados para tratar problemas respiratórios
- – outros medicamentos para tratamento da diabetes
- – medicamentos que aumentam a produção de urina (diuréticos)
- – medicamentos utilizados para tratar a dor e a inflamação (AINE e inibidores da COX-2,tais como o ibuprofeno e celecoxib)
- – determinados medicamentos para o tratamento da tensão arterial elevada (inibidores daECA e antagonistas do recetor da angiotensina II)
- – alguns medicamentos que afetam a tiroide ou
- – alguns medicamentos que afetam o sistema nervosoVipmin com álcool
Evite o consumo excessivo de álcool enquanto estiver a tomar Vipmin, uma vez que tal pode aumentar o risco de acidose láctica (ver secção “Advertências e precauções”).
Gravidez e amamentação
- – Se está grávida, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. O seu médico avaliará consigo o potencial risco de tomar Vipmin durante a gravidez.
- – Não utilize Vipmin se estiver grávida ou a amamentar (ver também “Não tome Vipmin”).Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Se sentir tonturas enquanto está a tomar Vipmin, não conduza nem utilize quaisquer ferramentas ou máquinas.
3. Como tomar Vipmin
A quantidade de Vipmin que cada indivíduo deve tomar varia com a sua condição. O seu médico dir- lhe-á exatamente a dose de Vipmin que deve tomar.
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose recomendada é um comprimido revestido por película de 850 mg + 50 mg ou de 1000 mg + 50 mg tomado duas vezes por dia.
Se tiver uma função renal diminuída, o seu médico poderá receitar-lhe uma dose mais baixa. Além disso, se estiver a tomar um medicamento antidiabético conhecido como uma sulfonilureia o seu médico pode prescrever uma dose mais baixa.
O seu médico poderá prescrever este medicamento isoladamente ou com outros medicamentos que baixem o nível de açúcar no sangue.
Quando e como tomar Vipmin
- Engula os comprimidos inteiros com um copo de água.
- Tome um comprimido de manhã e o outro à noite, durante ou após a refeição. Tomar ocomprimido imediatamente após a refeição diminuirá o risco de indisposição do estômago.
Continue a seguir os conselhos sobre dieta que o seu médico lhe deu. Particularmente se está a seguir uma dieta para controlo de peso, não a interrompa enquanto estiver a tomar Vipmin.
Se tomar mais Vipmin do que deveria
Se tomou demasiados comprimidos de Vipmin ou se alguém tomou os seus comprimidos, contacte imediatamente um médico ou farmacêutico. Podem ser necessários cuidados médicos. Se for necessário dirigir-se ao médico ou ao hospital, leve consigo a embalagem e este folheto informativo.
Caso se tenha esquecido de tomar Vipmin
Se se esquecer de tomar um comprimido, tome-o com a refeição seguinte exceto se já tiver de tomar um. Não tome uma dose a dobrar (dois comprimidos de uma vez) para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.
Se parar de tomar Vipmin
Continue a tomar este medicamento enquanto o seu médico o prescrever para que este continue a controlar o seu açúcar no sangue. Não deixe de tomar Vipmin a menos que o seu médico lhe dê essa indicação. Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre durante quanto tempo deve tomar este medicamento.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro
4. Efeitos indesejáveis possíveis
Comotodososmedicamentos,estemedicamentopodecausarefeitos indesejáveis,emboraestes não se manifestem em todas as pessoas.
Deve parar de tomar Vipmin e consultar imediatamente o seu médico se sentir os seguintes efeitos indesejáveis:
- Acidose láctica (muito raro: pode afetar até 1 em 10.000 pessoas):
- Vipmin pode causar um efeito indesejável muito raro (pode afetar até 1 utilizador em cada 10.000), mas muito grave, chamado acidose láctica (ver secção “Advertências e precauções”). Se isto acontecer, tem de parar de tomar Vipmin e contactar imediatamenteum médico ou o hospital mais próximo, pois a acidose láctica pode provocar coma.
- Angioedema (raro: pode afetar até 1 em 1.000 pessoas): os sintomas incluem inchaço da face, da língua ou da garganta, dificuldade em engolir, dificuldade em respirar, erupção cutânea súbita ou urticária, que podem ser indicativos de uma reação denominada“angioedema”.
- Doença do fígado (hepatite) (raro): os sintomas incluem pele e olhos amarelos, náuseas,perda de apetite ou urina de cor escura, que podem ser indicativos de doença no fígado
(hepatite).
- Inflamação do pâncreas (pancreatite) (frequência desconhecida): Os sintomas incluemdor forte e persistente no abdómen (zona do estômago), que pode irradiar para as costas, bem como náuseas e vómitos.
Outros efeitos indesejáveis
Alguns doentes manifestaram os seguintes efeitos indesejáveis quando tomaram Vipmin:
- Muito frequentes (pode afetar mais de 1 em 10 pessoas): náuseas, vómitos, diarreia, dorno estômago ou no abdómen (dor abdominal), perda de apetite.
- Frequentes (pode afetar até 1 em 10 pessoas): tonturas, cefaleias (dor de cabeça),tremores não controláveis, sabor metálico, glicose baixa no sangue.
- Pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas): dores nas articulações, cansaço,obstipação (prisão de ventre), mãos, tornozelos ou pés inchados (edema).
- Muito raros (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas): dor de garganta, nariz a pingar, febre; sintomas de nível elevado de ácido láctico no sangue (conhecido como acidose láctica) tais como cansaço ou tonturas, náuseas intensas ou vómitos, dor abdominal, arritmias cardíacas ou respiração ofegante; vermelhidão da pele, prurido (comichão); níveis baixos de vitamina B12 (palidez, cansaço, sintomas mentais tais como confusãoou perturbações da memória).
Alguns doentes apresentaram os seguintes efeitos indesejáveis ao tomar Vipmin e uma sulfonilureia:
• Frequentes: tonturas, tremores, fraqueza, glicose baixa no sangue, transpiração excessiva.
Alguns doentes apresentaram os seguintes efeitos indesejáveis ao tomar Vipmin e insulina:
- Frequentes: dor de cabeça, arrepios, náuseas (má disposição), glicose baixa no sangue,azia.
- Pouco frequentes: diarreia, flatulência.Desde que este produto se encontra no mercado, foram também comunicados os seguintes efeitos indesejáveis:
• Frequência desconhecida (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis): erupção cutânea com comichão, inflamação do pâncreas, descamação da pele localizada ou bolhas, dor muscular.
Comunicação de efeitos indesejáveis
Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente ao INFARMED, I.P. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
Sítio da internet: http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram (preferencialmente)
ou através dos seguintes contactos:
Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53
1749-004 Lisboa
Tel: +351 21 798 73 73
Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt
5. Como conservar Vipmin
- – Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
- – Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no blister e na embalagemexterior após “EXP”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
- – Não conservar acima de 30°C. Conservar na embalagem de origem (blister) para protegerda humidade.
6. Conteúdo da embalagem e outras informações
Qual a composição de Vipmin
- – As substâncias ativas são vildagliptina e cloridrato de metformina
- – Cada comprimido revestido por película de Vipmin 850 mg + 50 mg contém 850 mg de cloridrato de metformina (correspondente a 660 mg de metformina) e 50 mg devildagliptina.
- – Cada comprimido revestido por película de Vipmin 1000 mg+ 50 mg contém e 1000mg de cloridrato de metformina (correspondente a 780 mg de metformina) e 50 mg de
vildagliptina.
- – Os outros componentes são: Nucleo do comprimido:celulose microcristalina,hidroxipropilcelulose, água purificada, crospovidona, estearato de magnésio.
- – Revestimento: Hipromelose E 464, dióxido de titânio E 171, Polietilenoglicol E 1521,talco E 553b, óxido de ferro amarelo E 172.
Qual o aspeto de Vipmin e conteúdo da embalagem
Os comprimidos revestidos por película Vipmin 850 mg + 50 mg são amarelos, ovais com “MLV” numa face e lisos na outra.
Os comprimidos revestidos por película Vipmin 1000 mg + 50 mg são amarelo-escuro, ovais “MHV” numa face e lisos na outra.Estão disponíveis em embalagens contendo 10, 30, 60, 120, 180 ou 360 comprimidos revestidos por película e em embalagens múltiplas contendo 120 (2×60), 180 (3×60) ou 360 (6×60) comprimidos revestidos por película.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante
Titular da Autorização de Introdução no Mercado
LifeWell Pharmaceutical & Healthcare
Rua da Boavista 417 A 3720-502 Santiago de Riba-Ul Portugal
Fabricante
Genepharm S.A.
18 km Marathon Avenue 153 51 Pallini
Grécia
Este folheto foi revisto pela última vez em 05/2023.