Pílulas Combinadas

O que são Pílulas Anticoncecionais Combinadas?

As pílulas anticoncecionais combinadas, frequentemente chamadas de “a pílula”, é um tipo de contraceção oral que combina duas hormonas – estrogénio e progestativo. O progestativo é o principal responsável pelo efeito contracetivo e o estrogénio pelo controlo do ciclo. Assim, estas hormonas atuam sinergicamente para prevenir a gravidez, inibindo a ovulação, espessando o muco cervical e alterando o revestimento do endométrio.

Composição da Pílula Oral Combinada

Estrogénios

O Etinilestradiol (EE) é um estrogénio sintético de elevada potência que faz parte da composição da maioria dos contracetivos hormonais combinados. A dose de estrogénios é um fator importante, pois está relacionada com os riscos e efeitos adversos.

Progestativos

Atualmente em Portugal, os progestativos usados em contraceção são derivados da 19-nortestosterona, da 17 OH–progesterona e da espironolactona. Os progestativos podem ser classificados em “gerações” de acordo com a entrada no mercado.

Qual o Mecanismo de Ação?

– Inibição da Ovulação: o componente de estrogénio inibe a libertação de um óvulo do ovário;

– Espessamento do Muco Cervical: o progestativo espessa o muco cervical, dificultando a penetração do esperma;

– Alteração do Revestimento do endométrio: as hormonas combinadas alteram o revestimento do útero, tornando-o menos recetivo a um óvulo fertilizado, impossibilitando a implantação.

Benefícios das Pílulas Anticoncecionais Combinadas:

–  Altamente Eficazes: Quando tomadas conforme as instruções, são um método confiável de contraceção;

– Regulação dos Ciclos Menstruais: A pílula pode ajudar a regular os ciclos menstruais, reduzindo a frequência e intensidade das menstruações, prevenindo assim a anemia;

– Redução de Cólicas Menstruais: Muitas mulheres apresentam uma diminuição nas cólicas menstruais;

– Melhoria da Acne: Tratamento dos sintomas de hiperandroginismo (acne e hirsutismo);

– Redução da hemorragia uterina anómala associada a alguns tipos de fibromiomas uterinos;

– Redução do aparecimento de quistos foliculares e luteínicos.

Como iniciar a toma de uma pílula combinada?

Os contracetivos orais podem ser iniciados em qualquer fase do ciclo, preferencialmente no aconselhamento (dia da consulta), depois de se excluir a gravidez. Podem também ser iniciados no 1.º domingo depois da menstruação ou no 1.º dia do ciclo menstrual.

Se a toma tiver lugar nos primeiros 5 dias do ciclo menstrual não é necessário utilizar um método adicional para prevenção da gravidez. Sempre que o início da toma é fora dos primeiros cinco dias do ciclo deve ser aconselhado um método contracetivo adicional nos primeiros 7 dias da toma.

E em casos de esquecimento da toma da pílula combinada?

Em caso de falha de 1 comprimido, tomar logo que possível o comprimido esquecido. Relativamente à ausência de toma de 2 ou mais comprimidos na 1.ª ou 2.ª semana, deve usar contraceção adicional nos 7 dias seguintes e se a relação sexual tiver sido desprotegida deve usar contraceção de emergência.

Nos casos de ausência de toma de 2 comprimidos na 3.ª semana, deve terminar a embalagem e iniciar de imediato outra e usar contraceção adicional nos 1.ºs 7 dias.

Mais Informações

Pode encontrar mais informações sobre a contraceção nesta nossa página.

Nota Editorial: Esta página e todos os outros conteúdos presentes em lifewell.pt são elaborados e revistos por médicos especialistas em Portugal.