A Falta de Sono e a Ansiedade: saiba o que pode ajudar

Falta de Sono e Ansiedade

A Falta de Sono e a Ansiedade: saiba o que pode ajudar

Falta de Sono e Ansiedade

O sono é um estado fisiológico que se deteriora com a idade, originando dificuldade em iniciar e manter o sono, o acordar recorrente durante a noite e o despertar cedo, e por outro lado a sensação de que o sono não é reparador. A qualidade do sono é afetada por vários fatores, como a sintomatologia vasomotora, alterações dos níveis hormonais, anomalias do ritmo circadiano, alterações do humor, condições médicas associadas e estilo de vida. Muitas vezes, os distúrbios do sono são acompanhados de depressão e ansiedade e podem ter efeitos nefastos, causando adversidades sociais, somáticas, psicológicas e cognitivas.

O que posso fazer para melhorar o meu sono? Posso tomar algo?

Sim. A melatonina, uma hormona produzida por uma glândula, localizada no centro do cérebro, regula o ciclo sono-vigília e melhora a qualidade do sono. A toma de melatonina antes de deitar (1 mg) irá diminuir o tempo necessário para adormecer e, simultaneamente, aumentar o tempo de duração do sono. Assim, o seu sono será mais reparador e os níveis de ansiedade irão naturalmente diminuir.

O que fazer para ter um sono reparador

Onde consigo encontrar produtos com melatonina?

ClimaCare Sono e Tranquilidade, um produto destinado à saúde da mulher, contém na sua composição 1 mg de melatonina que irá melhorar os distúrbios do sono e ajudar a que tenha um sono reparador. Contém igualmente uma seleção de ativos específicos, como o ácido fólico e a vitamina E, que têm um efeito benéfico sobre a função cognitiva, sintomas de ansiedade e depressão e ajudam no bem-estar. A sua composição é inteiramente não hormonal, natural e segura.

Que hábitos posso adotar para melhorar a insónia e a ansiedade?

Se houver suspeita ou se existir a confirmação de que a mãe está infetada, o bebé será sujeito ao teste e ficará isolado nos cuidados neonatais até que

Pode adotar os bons hábitos de sono, conhecidos como Higiene do Sono. São hábitos fáceis de adotar, mas que muitas vezes são negligenciados pelo ritmo de vida moderno.

Regras de higiene do sono:

  • Regularize o sono: procure deitar-se e levantar-se todos os dias à mesma hora
  • Evite estimulantes: como a cafeína, o álcool ou a nicotina antes de dormir
  • Evite comidas pesadas antes de se deitar e excesso de líquidos à noite
  • Evite atividades stressantes nas horas prévias ao deitar.
  • Realize exercício físico ao longo do dia, sendo recomendável uma atividade relaxante antes de ir dormir.
  • Durma apenas as horas necessárias para se para se sentir descansada no dia seguinte.
  • Deve levantar-se da cama se não consegue conciliar o sono. Se não for capaz de adormecer após 15 – 20 minutos, levante-se, saia do quarto e faça alguma coisa que o relaxe. Volte para a cama quando sentir sono outra vez.
  • Não faça longas sestas durante o dia. A sesta não deverá durar mais de 20 minutos.
  • Mantenha condições adequadas para dormir: um ambiente tranquilo, relaxado, sem ruído, nem luz, com ventilação e com a temperatura adequada.
  • Deve deitar-se quando tem a sensação de sonolência.

ClimaCare Sono e Tranquilidade

Partilhe esta publicação